UAE Tour 2021 5ª Etapa - Jonas Vingegaard ataca para a vitória em Jebel Jais - OVassoura

Novidades

quinta-feira

UAE Tour 2021 5ª Etapa - Jonas Vingegaard ataca para a vitória em Jebel Jais

Jonas Vingegaard (Team Jumbo-Visma) venceu hoje a última etapa de montanha desta edição do UAE Tour, na chegada a Jebel Jais. João Almeida (Deceuninck - Quick Step) esteve novamente em grande destaque, terminando o dia na quinta posição, mantendo o terceiro lugar da classificação geral.

Etapa de 170 quilómetros com partida em Fujairah Marine Club e chegada a Jebel Jais, subida mais longa desta edição do UAE Tour (21.5 km a 5.4%).

O primeiro a escapar do pelotão foi Mathias Frank (AG2R Citroën Team) e pouco depois Giacomo Nizzolo (Team Qhubeka ASSOS) fazia também a ponte para a frente. Nizzolo, porém, voltava a esperar pelo pelotão. Passados alguns quilómetros juntavam-se a Mathias Frank 8 ciclistas de grande qualidade, sendo estes, Larry Warbasse (AG2R Citroën Team), Alexey Lutsenko (Astana-Premier Tech), Alex Dowsett (Israel Start-Up Nation), Omer Goldstein (Israel Start-Up Nation), Thomas De Gendt (Lotto Soudal), Roger Kluge (Lotto Soudal), Lasse Norman Hansen (Team Qhubeka ASSOS) e Kevin Colleoni (Team BikeExchange).

No pelotão quem perseguia a frente da corrida era a INEOS Grenadiers, e os fugitivos chegavam ao início da subida final com 2 minutos de vantagem. Mal o terreno inclinou Lasse Norman Hansen foi o primeiro homem da fuga a ceder. Alexey Lutsenko mostrava que estava com ambições à vitoria, e a 18 quilómetros da meta acelerou, deixando para trás os ciclistas que ainda restavam da fuga.

A Ineos Grenadiers durante a subida continuava no controlo do pelotão, e aos poucos iam reduzindo o tempo para Lutsenko. Ben Zwiehoff (BORA-hansgrohe) foi o primeiro a tentar o ataque a 4.5 quilómetros da meta, mas Daniel Martínez (INEOS Grenadiers) fechou de imediato o espaço. Passado um quilómetro era a vez de Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo) atacar, com resposta de Wout Poels (Bahrain - Victorious) e Harm Vanhoucke (Lotto Soudal), ganhando alguma vantagem sobre o pelotão.

João Almeida mostrava-se fresco e a 1.5 quilómetros da meta atacou, mas todos os seus adversários mais diretos responderam prontamente. Este ataque fez com que o pelotão volta-se a alcançar o grupo de Niballi.  Lutsenko entrava no quilómetro final com 10 segundos de vantagem.

A 500 metros da meta Jonas Vingegaard (Team Jumbo-Visma) atacou, e devido a não ser um risco para a geral conseguiu fazer a ponte para Lutsenko a 250 metros da meta. o campeão do Cazaquistão que esteve na frente toda a subida ainda tentou dar tudo o que tinha, mas o seu motor rebentou nos metros finais, terminando o dia 11ª posição. Jonas Vingegaard foi assim o grande vencedor da etapa.

João Almeida tentou novo ataque a cerca de 250 metros da meta, respondendo Tadej Pogačar (UAE-Team Emirates), Adam Yates (INEOS Grenadiers) e Sergio Higuita (EF Education - Nippo). Tadej Pogačar acabou por terminar na segunda posição e Adam Yates na terceira, ambos somando ainda segundos de bonificação. João Almeida mostrou grande garra ao longo de toda a subida terminando na quinta posição.

No que diz respeito à geral Tadej Pogačar continua líder com 45 segundos de vantagem sobre Adam Yates que é segundo, e 1 minuto e 12 segundos de vantagem sobre João Almeida que é terceiro.


Fotografias: Getty Sport


Classificação 5ª Etapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário