Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) venceu hoje o contrarrelógio da segunda etapa do UAE tour não dando hipóteses aos seus adversários. João Almeida (Deceuninck - Quick Step) fez um belíssimo contrarrelógio, terminando a etapa na sexta posição, subindo ao segundo lugar da geral, atrás de Tadej Pogačar (UAE-Team Emirates).
Mesmo antes da etapa começar havia a notícia do abandono da equipa Alpecin-Fenix da competição, após um membro do staff testar positivo à Covid-19. David Dekker (Team Jumbo-Visma) passava assim a líder da classificação geral, assumindo o lugar de Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix).
Etapa de 13 quilómetros com partida e chegada em Al Hudayriat Island, num percurso plano, com grande exposição ao vento em que o grande favorito à vitoria era Filippo Ganna.
O primeiro a partir para a estrada era Alexys Brunel (Groupama - FDJ), concluindo os 13 quilómetros do percurso em 14 minutos e 43 segundos. Mikkel Bjerg (UAE-Team Emirates) fez o primeiro grande tempo de referência, concluindo a etapa em 14 minutos e 17 segundos, acabando por terminar o dia na terceira posição. Stefan Bissegger (EF Education - Nippo) fez também um excelente contrarrelógio, chegando à meta com o tempo de 14 minutos e 10 segundos, assumindo a liderança da etapa por alguns minutos, tirando 7 segundos ao tempo de Bjerg. O suíço acabaria por terminar a etapa na segunda posição.
O momento mais esperado era a partida de Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) e este mais uma vez não desiludiu. Ganna parecia uma mota ao longo dos 13 quilómetros do percurso, sendo o único a conseguir baixar da marca dos 14 minutos, fazendo o tempo de 13 minutos e 56 segundos com a impressionante média de 55.981 km/h. O atual campeão do mundo garantiu assim mais uma vitória nesta temporada.
Chegava a vez dos favoritos partirem e Tadej Pogačar (UAE-Team Emirates) fez um contrarrelógio soberbo, chegando à meta com tempo de 14 minutos e 20 segundos, que lhe valeu o 4 lugar da etapa e a liderança da classificação geral. João Almeida fez também uma grande etapa, terminando os 13 quilómetros do percurso em 14 minutos e 26 segundos, terminando o contrarrelógio na 6 posição, subindo também ao segundo lugar da geral.
David Dekker (Team Jumbo-Visma) líder da prova à partida da etapa não sendo um especialista de contrarrelógio terminou o dia com o tempo de 15 minutos e 10 segundos. Adam Yates (INEOS Grenadiers) vencedor da edição passada terminou a etapa em 14 minutos e 54 segundos, estando na quinta posição da geral a 39 segundo do líder Pogacar.
Tadej Pogačar é o novo líder com 5 segundos de vantagem sobre João Almeida que sobe à segunda posição, e 33 segundos de vantagem sobre Chris Harper (Team Jumbo-Visma) que sobe à terceira posição.
Amanha é dia de chegada em alto ao Jebel Hafeet e será um grande dia para se fazer diferenças na classificação geral.
Fotografias: Getty Sport
Sem comentários:
Enviar um comentário