UAE Tour 2021 1ª Etapa - Mathieu van der Poel triunfa ao sprint num dia marcado pelas bordures - OVassoura

Novidades

domingo

UAE Tour 2021 1ª Etapa - Mathieu van der Poel triunfa ao sprint num dia marcado pelas bordures

Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) venceu hoje ao sprint a primeira etapa da terceira edição do UAE Tour, prova que este ano assinala a primeira corrida por etapas do calendário World Tour. João Almeida (Deceuninck - Quick Step) estreou-se hoje na temporada de 2021, fazendo uma etapa extraordinária, terminando o dia na nona posição, mas devido a segundos de bonificação em sprints intermédios, é quarto na classificação geral. Rubén Guerreiro (EF Education - Nippo) também se estreou hoje, mas devido as bordures ficou num grupo mais atrasado, terminando a etapa a 8 minutos e 29 segundos do vencedor.


Etapa de 175 quilómetros com partida em Al Dhafra Castle e chegada a Al Mirfa, num dia marcado pelo vento constante e estradas demasiadas expostas, que partiram por completo o pelotão desde os primeiros quilómetros, criando diversas bordures.


Desde os primeiros quilómetros a corrida já se começava a partir por completo e depois de vários cortes, ataques e reagrupamentos ficavam na frente da corrida 26 ciclistas, tais como Tadej Pogačar (UAE-Team Emirates), Elia Viviani (Cofidis, Solutions Crédits), Damiano Caruso (Bahrain - Victorious), Fausto Masnada (Deceuninck - Quick Step), João Almeida (Deceuninck - Quick Step), Adam Yates (INEOS Grenadiers), Fernando Gaviria (UAE-Team Emirates), David Dekker (Team Jumbo-Visma) e Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix).


A equipa mais representada na frente era a Deceuninck-Quick Step com 5 elementos, o que tornava a etapa ideal para João Almeida, conseguindo o português somar 6 segundos de bonificação em sprints intermédios.


João Almeida tentou a sua sorte de longe a cerca de 10 quilómetros da meta, mas o grupo da frente acabou por neutralizar o ataque. Pouco depois era a vez de Mattia Cattaneo também da Deceuninck-Quick Step atacar, conseguindo abrir um espaço para o grupo da frente, e os seus companheiros de equipa iam ajudando a descontrolar a perseguição, fazendo com que o italiano conseguisse ganhar mais espaço.


Fernando Gaviria não satisfeito com a perseguição atacou, conseguindo fazer a ponte para Mattia Cattaneo a cerca de 2 quilómetros da meta, e rapidamente o deixou para trás. Já dentro do quilómetro final Fernando Gaviria era também alcançando e começava a preparação do sprint final, com a equipa Deceuninck-Quick Step a formar o seu comboio para lançar Michael Mørkøv. 


O lançamento do sprint pelo comboio da Deceuninck-Quick Step não foi executado da melhor forma e Elia Viviani tentou surpreender todos atacando de longe, mas Mathieu van der Poel mostrou porque é um dos melhores do mundo e sprintou até à meta conseguindo a sua primeira vitória da temporada de estrada na primeira corrida que participa. David Dekker (Team Jumbo-Visma) terminou na segunda posição e Michael Mørkøv terminou na terceira posição.


Devido a todo o vento da etapa e cortes provocados por este fez com que ciclistas como Alejandro Valverde (Movistar Team), Giacomo Nizzolo (Team Qhubeka ASSOS), Rafał Majka (UAE-Team Emirates), Ruben Guerreiro (EF Education - Nippo), Sergio Higuita (EF Education - Nippo) e Chris Froome (Israel Start-Up Nation) chegassem a 8 minutos e 29 segundos de Van der Poel, ficando já fora de qualquer luta pela classificação geral.


No que diz respeito à geral Mathieu van der Poel é líder com 4 segundos de vantagem sobre David Dekker que é segundo, e 6 segundos de vantagem sobre Michael Mørkøv que é terceiro. João Almeida é quarto a 7 segundos de Van der Poel.


Amanha é dia de contrarrelógio individual e João Almeida terá uma grande oportunidade para brilhar e fazer uma grande etapa, pudendo até quem sabe assumir a liderança da classificação geral.


Fotografias: Getty Sport

Classificação 1ª Etapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário