Étoile de Bessèges 3ª Etapa - Tim Wellens vence com exibição magnífica e é novo líder da geral - OVassoura

Novidades

sexta-feira

Étoile de Bessèges 3ª Etapa - Tim Wellens vence com exibição magnífica e é novo líder da geral

Tim Wellens (Lotto Soudal) venceu hoje a terceira etapa da Étoile de Bessèges, depois de atacar numa descida a cerca de 15 quilómetros da meta. Etapa de 156 quilómetros com partida e chegada a Bessèges, com passagem por duas contagens de segunda categoria, o Col de Portes (7.1km a 3.6%) e o Côte de Tharaux (4.5km a 4.7%), e passagem por uma contagem de primeira categoria, o Col des Brousses (4.2km a 4.2%).

Desde os primeiros quilómetros formou-se um grupo composto por 50 ciclistas na frente da corrida, que foi progressivamente ficando mais curto à passagem pelas várias contagens de montanha na primeira fase da etapa.

Depois de ultrapassadas as maiores dificuldades do dia ficavam na frente 17 ciclistas, sendo alguns dos nomes: Egan Bernal (INEOS Grenadiers), Michał Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), Edward Theuns (Trek - Segafredo), Philippe Gilbert (Lotto Soudal), Tim Wellens (Lotto Soudal), Greg Van Avermaet (AG2R Citroën Team), Bryan Coquard (B&B Hotels p/b KTM) e Mads Schmidt (Israel Start-Up Nation).

No pelotão as equipas EF Education-Nippo, Team Total Direct Energie e Alpecin-Fenix eram as que mais trabalhavam de forma a reduzir o tempo para a frente da corrida, mas devido à grande qualidade dos fugitivos a fuga entrou nos últimos 20 quilómetros com cerca 2 minutos de vantagem, ficando certo que a vitória da etapa estava no grupo dos fugitivos.

A cerca de 16 quilómetros da meta Edward Theuns, atacou numa pequena subida, mas rapidamente Michał Kwiatkowski fechou o espaço. Já durante a descida Tim Wellens assumiu a frente da corrida e conseguiu ganhar margem para os restantes fugitivos, ficando assim isolado na frente. Kwiatkowski infelizmente numa das curvas saiu de estrada, mas conseguiu reentrar no grupo dos fugitivos rapidamente. 

Tim Wellens foi aumentando a sua vantagem e na primeira passagem pela linha de meta já tinha cerca de 20 segundos de vantagem sobre os restantes fugitivos, garantindo também três segundos de bonificação, que podem vir a ser fundamentais para a vitória da classificação geral.

A 2.3 quilómetros da meta Odd Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) tentava fazer a ponte para Tim Wellens, mas rapidamente foi absorvido pelos restantes perseguidores. Wellens mostrava-se forte e pedalou até à meta num ritmo incrível, conseguindo uma bela vitória de etapa e a liderança da classificação geral.

Dentro do grupo dos perseguidores houve sprint pelo segundo lugar, com Philippe Gilbert a ser o primeiro a lançar o sprint, mas Edward Theuns levou a melhor, fechando na segunda posição a 37 segundos. Mads Schmidt foi terceiro também a 37 segundos de Wellens. O pelotão chegou à meta com 3 minutos e 13 segundos de atraso.

No que diz respeito à classificação geral Tim Wellens é o novo líder, com 44 segundos de vantagem sobre Edward Theuns que sobe à segunda posição, e 46 segundos de vantagem sobre Mads Schmidt que sobe ao terceiro lugar.

Fotografias: Getty Sport

Classificação 3ª Etapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário