La Vuelta 2020 15ª Etapa - Jasper Philipsen vence pela primeira vez numa grande volta com Ivo Oliveira a ser fundamental - OVassoura

Novidades

quinta-feira

La Vuelta 2020 15ª Etapa - Jasper Philipsen vence pela primeira vez numa grande volta com Ivo Oliveira a ser fundamental

Jasper Philipsen (UAE-Team Emirates) venceu a etapa de hoje ao sprint na Volta a Espanha após um belo trabalho de lançamento por parte de Ivo Oliveira (UAE-Team Emirates) em que no final era visível a emoção e satisfação de toda a equipa. Rui Costa (UAE-Team Emirates) esteve integrado na fuga do dia mas esta acabou por não ter sucesso numa etapa que ficou marcada pelo vento e chuva intensos.


Etapa mais longa desta Volta a Espanha com 230.8 quilómetros com partida em Mos e chegada a Puebla de Sanabria. Mais um dia muito duro com 5 contagens de montanha todas elas de terceira categoria.


Mattia Cattaneo (Deceuninck - Quick Step), Rui Costa (UAE-Team Emirates), Robert Power (Team Sunweb), Mark Donovan (Team Sunweb), Alex Aranburu (Astana Pro Team), Luis León Sánchez (Astana Pro Team), Nick Schultz (Mitchelton-Scott), Robert Stannard (Mitchelton-Scott), Tim Wellens (Lotto Soudal), Guillaume Martin (Cofidis, Solutions Crédits), José Joaquín Rojas (Movistar Team) e Julien Simon (Team Total Direct Energie) formaram a fuga do dia, após diversas tentativas, em que Ivo Oliveira (UAE-Team Emirates) também tentou porém não tendo sucesso. A 171 quilómetros da meta Jonathan Lastra (Caja Rural - Seguros RGA) juntava-se aos fugitivos, fazendo a ponte do pelotão.


Guillaume Martin passou na frente no Alto de San Amaro (6km a 6.1%), Alto de Carcedo (4km a 5%), Alto do Furriolo (5.4km a 6.7%) e Alto de Fumaces (8.3k à 4.9%), somando os pontos necessarios para vencer matematicamente a classificação da montanha, só tendo agora de chegar a Madrid para se sagrar oficialmente campeão desta classificação.


A cerca de 108 quilómetros para a meta a BORA - hansgrohe assumiu o controlo do pelotão retirando tempo à frente da corrida, contando também com ajuda da Trek-Segrafredo e NTT Pro Cycling.


A 55 quilómetros do fim Tim Wellens ao perceber que a fuga não ia ter sucesso ficava para trás, reentrando rapidamente no pelotão.


Começava a última subida categorizada do dia o Alto de Padornelo (6.8km a 3.8%) e Mark Donovan tentava o ataque porém sem sucesso. Mattia Cattaneo também atacou e acabou por ficar isolado na frente, ganhando tempo aos restantes fugitivos. Este aumentar de ritmo fez com que Jonathan Lastra e Robert Stannard ficassem para trás.


A 22 quilómetros do fim Gino Mäder (NTT Pro Cycling) saia do pelotão alcançando rapidamente o grupo perseguidor. Depois de respirar um pouco neste grupo atacava novamente em busca de Mattia Cattaneo.


A 15 quilómetros da meta o grupo intermédio em que Rui Costa estava inserido era absorvido pelo pelotão e 3 quilómetros depois a aventura de Gino Mäder também terminava ao ser alcançando pelo pelotão.


A BORA- hansgrohe era quem perseguia o último fugitivo, sendo Mattia Cattaneo absorvido a 3.4 quilómetros do fim.


A organização durante os últimos quilómetros da etapa informava as equipas que o tempo para a classificação geral era obtido a 3 quilómetros da meta, devido a haver uma mancha de óleo na estrada a 2 quilómetros do fim.


Os ciclistas chegavam à marca dos 3 quilómetros e muitos ficavam para trás ficando apenas na frente as equipas com intenções ao sprint, nomeadamente a BORA- hansgrohe, Deceuninck Quick Step, UAE-Team Emirates e Mitchelton-Scott.


Chegava o quilómetro final e a BORA- hansgrohe entrava na frente, preparando o sprint para Pascal Ackermann. Chegavam os metros finais e Ivo Oliveira (UAE-Team Emirates) preparava o sprint para Jasper Philipsen (UAE-Team Emirates) com este a lançar-se ao ataque a 200 metros da meta. Pascal Ackermann e Jannik Steimle (Deceuninck - Quick Step) foram na sua roda mas Jasper Philipsen foi o mais forte e chegou à meta na primeira posição vencendo assim pela primeira vez numa grande volta. Pascal Ackermann acabou por chegar na segunda posição e Jannik Steimle na terceira posição.


Em relação à classificação geral não há alterações com Primož Roglič (Team Jumbo-Visma) líder com 39 segundos de vantagem sobre Richard Carapaz (INEOS Grenadiers) que é segundo, e 47 segundos de vantagem sobre Hugh Carthy (EF Pro Cycling) que é terceiro.



Foto: Photogomez Sport


Classificação 15ª Etapa: 


Sem comentários:

Enviar um comentário