Etapa de 204.7 quilómetros com partida em Lugo e chegada a Ourense. Um dia com muito sobe e desce com passagem por três contagens de montanha categorizadas, todas elas de terceira categoria.
Zdeněk Štybar (Deceuninck - Quick Step), Thymen Arensman (Team Sunweb), Dylan van Baarle (INEOS Grenadiers), Michael Woods (EF Pro Cycling), Tim Wellens (Lotto Soudal), Pierre-Luc Périchon (Cofidis, Solutions Crédits) e Marc Soler (Movistar Team) formaram a fuga do dia, conseguindo ganhar uma grande margem ao pelotão.
Quem mais perseguia a frente eram as equipas da Astana Pro Team e BORA - hansgrohe. Devido à qualidade dos ciclistas da frente nenhuma desta equipas conseguia reduzir o tempo, até que a 57 quilómetros da meta a Team Total Direct Energie assumia o controlo do pelotão, conseguindo tirar muito tempo à frente da corrida, ficando a frente a cerca de 1 minuto e 40 segundos.
Começava a última subida categorizada do dia o Alto de Abelaira (6.4km a 4.2%) e na fuga começavam os ataques com Michael Woods a atacar a 25.5 quilómetros do fim. Marc Soler foi o primeiro a responder, fechando o espaço para Woods. Pierre-Luc Périchon acabaria por ceder, sendo o primeiro da fuga a ficar para trás.
A 19 quilómetros do fim a Team Total Direct Energie deixava a frente do pelotão, assumindo depois a Team Jumbo-Visma que voltou a meter um ritmo calmo, e a fuga ganhou novamente uma grande margem ficando com a certeza que iriam disputar a vitoria entre si.
Durante a descida do Alto de Alelaira Zdeněk Štybar (Deceuninck - Quick Step) e Marc Soler (Movistar Team) destacavam-se na frente, com Tim Wellens a conseguir fazer a ponte para este duo a 12 quilómetros do fim. Thymen Arensman, Dylan van Baarle e Michael Woods ficavam num grupo intermédio juntando-se ao trio da frente a 1.3 quilómetros da meta, ficando assim uma decisão a 6 para a vitória de etapa.
Entravam no quilómetro final e também começava a rampa final com várias tentativas de ataque, até que a 300 metros da meta Wellens fazia o derradeiro ataque com Woods a ser o único com capacidade de resposta. Tim Wellens foi o mais forte e chegou à meta na primeira posição, com Michael Woods a chegar na segunda posição e Zdeněk Štybar a chegar na terceira posição.
O pelotão também entrava na rampa final com os homens da geral a entrar bem colocados com Dan Martin (Israel Start-Up Nation) a atacar para ganhar tempo, mas acabaria por não ter sucesso, chegando o grupo dos favoritos com 3 minutos e 44 segundos de atraso.
Em relação à geral não há alterações com Primož Roglič (Team Jumbo-Visma) a ser líder com 39 segundos de vantagem sobre Richard Carapaz (INEOS Grenadiers) que é segundo e 47 segundos de vantagem sobre Hugh Carthy (EF Pro Cycling) que é terceiro.
Foto: Photogomez Sport
Sem comentários:
Enviar um comentário