La Vuelta 2020 6ª Etapa - Ion Izagirre garante o triunfo nas três grandes com Rui Costa terceiro na etapa - OVassoura

Novidades

domingo

La Vuelta 2020 6ª Etapa - Ion Izagirre garante o triunfo nas três grandes com Rui Costa terceiro na etapa

Ion Izagirre (Astana Pro Team) venceu hoje na Volta a Espanha entrando no lote restrito de ciclistas que já venceram na três grandes. Rui Costa (UAE-Team Emirates) chegou à meta na terceira posição depois de uma grande etapa por parte do campeão nacional.


Etapa de 146.4 quilómetros com partida em Biescas e chegada a Aramón Formigal. Inicialmente a etapa estava prevista terminar no mítico Col du Tourmalet, mas devido às medidas impostas pelo governo Francês para o combate à Covid-19 a etapa foi alterada, tendo sido disputada totalmente em território espanhol.


A consolidação da fuga não foi algo fácil pois a etapa teve um inicio muito rápido, acabando por vingar uma fuga de 23 ciclistas em que se destacavam Rémi Cavagna (Deceuninck - Quick Step), Mattia Cattaneo (Deceuninck - Quick Step), Rui Costa (UAE-Team Emirates), Sergio Henao (UAE-Team Emirates), Gorka Izagirre (Astana Pro Team), Guillaume Martin (Cofidis, Solutions Crédits), Michael Woods (EF Pro Cycling), Magnus Cort (EF Pro Cycling) e Dylan van Baarle (INEOS Grenadiers).


Na frente da corrida havia ciclistas com menos de cinco minutos de atraso para Primož Roglic, o que levou a equipa Team Jumbo-Visma ser forçada a perseguir os escapados.


Durante a descida após a passagem pelo Puerto de Alto de Cotefablo (13.1km a 4%) Gorka Izagirre atacava na fuga, ganhando 30 segundos de margem para os restantes escapados.


No pelotão as equipas Movistar Team e INEOS Grenadiers metiam um ritmo forte após Primož Roglic ficar para trás devido a um problema, provocando grandes cortes no pelotão. Roglic acabaria por reentrar a 20 quilómetros da meta tendo de gastar muita energia para o fazer, o que veio a ser um grande problema durante a subida final.


A fuga entrava na subida final (Aramón Formigal 14.6km a 4.6%) e o ritmo era cada vez mais alto com vários ciclistas a ficarem para trás. A 6.3 quilómetros da meta Gorka Izagirre era alcançado por um grupo de 10 elementos em que Rui Costa estava integrado. 


No pelotão havia o aumentar de ritmo pela Movistar Team, encurtando rapidamente o tempo para a frente da corrida. Começavam os ataques no pelotão com David de la Cruz (UAE-Team Emirates), Marc Soler (Movistar Team) e David Gaudu (Groupama - FDJ) a atacarem, ficando num grupo intermédio. Esteban Chaves (Mitchelton-Scott) e Felix Großschartner (BORA - hansgrohe) acabariam por fazer a ponte para este grupo.


Na frente da corrida Ion Izagirre atacava entre o denso nevoeiro e frio que se fazia sentir, ganhando uma grande margem para todos os seus adversários. Izagirre acabaria por chegar à meta na primeira posição garantindo a primeira vitória na Volta a Espanha e entrava para o lote de ciclistas que já venceram nas três. 25 segundos depois chegava Michael Woods na segunda posição e Rui Costa chegava na terceira posição.


No pelotão atacava Richard Carapaz (INEOS Grenadiers) com Hugh Carthy (EF Pro Cycling) a ser o único a responder e rapidamente chegavam ao grupo de Marc Soler. Hugh Carthy mostrava que estava mais forte, atacando nos metros finais, chegando à meta com um atraso de 48 segundos. Richard Carapaz, Marc Soler e David Gaudu acabariam por chegar com um atraso de 55 segundos.


Primož Roglic foi o derrotado do dia, perdendo 43 segundos e a camisola de líder para Richard Carapaz. 


Richard Carapaz é o novo líder da Volta a Espanha com 18 segundos de vantagem sobre Hugh Carthy, que sobe a segundo da geral, e 20 segundos de vantagem sobre Dan Martin (Israel Start-Up Nation) que desce ao terceiro posto.



Classificação 6ª Etapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário