La Vuelta 2020 11ª Etapa - David Gaudu vence no Alto de la Farrapona com Nelson Oliveira a ser fundamental para o sucesso da fuga - OVassoura

Novidades

sábado

La Vuelta 2020 11ª Etapa - David Gaudu vence no Alto de la Farrapona com Nelson Oliveira a ser fundamental para o sucesso da fuga

David Gaudu (Groupama-FDJ) venceu no Alto de la Farrapona após deixar Marc Soler (Movistar Team) para trás nos metros finais. Nelson Oliveira (Movistar Team) integrou a principal fuga do dia tendo sido fundamental para o sucesso da mesma.


Uma das etapas mais duras desta Volta a Espanha com 170 duros quilómetros com partida em Villaviciosa e chegada ao Alto de la Farrapona. Um dia com 5 contagens de montanha, sendo uma de terceira categoria e quatro contagens de primeira categoria com a última a coincidir com o final da etapa.


O primeiro a escapar era Tim Wellens (Lotto Soudal) e mais tarde juntavam-se Clément Champoussin (AG2R La Mondiale), José Joaquín Rojas (Movistar Team), Ion Izagirre (Astana Pro Team), Gonzalo Serrano (Caja Rural-Seguros RGA), Magnus Cort (EF Pro Cycling), Pierre-Luc Périchon (Cofidis, Solutions Crédits) e Tosh van der Sande (Lotto Soudal). Pouco tempo depois juntava-se também outro grupo constituído por Tsgabu Grmay (Mitchelton-Scott), Juan Pedro López (Trek-Segafredo), Ivo Oliveira (UAE-Team Emirates) e Gino Mäder (NTT Pro Cycling). 


No pelotão quem trabalhava era a equipa do líder da montanha a Cofidis, Solutions Crédits, devido a na frente da corrida estar Tim Wellens que podia roubar a camisola ao atual líder Guillaume Martin. Ainda durante a subida do Alto de la Colladona (6.7km a 6.6%) o grupo dos fugitivos era alcançado.


Antes da passagem pelo topo um novo grupo composto por Niklas Eg (Trek-Segafredo), Mark Donovan (Team Sunweb), Michael Storer (Team Sunweb), Bruno Armirail (Groupama-FDJ) e Nelson Oliveira (Movistar Team) formava-se na frente com Nelson Oliviera a passar na primeira posição no Alto de la Colladona (6.7km a 6.6%).


Durante a descida juntava-se ao grupo da frente David Gaudu (Groupama - FDJ), Guillaume Martin (Cofidis, Solutions Crédits) e Tim Wellens (Lotto Soudal) sendo que Wellens a 116 quilómetros da meta ficava para trás. A 81 quilómetros do fim Marc Soler (Movistar Team) atacava, fazendo rapidamente a ponte para a frente da corrida. Na passagem pelo topo do Alto de la Cobertoria (10km à 8.7%) Guillaume Martin somou a pontuação máxima.


Dentro do pelotão quem mais trabalhava eram as equipas Team Jumbo-Visma e INEOS Grenadiers. A fuga estava já na subida ao Puerto de San Lorenzo (9.3km a 8.9%) e a 2 quilómetros do topo Niklas Eg era o primeiro a ceder. Guillaume Martin na passagem pelo topo somou novamente a pontuação máxima, consolidando com mais dez pontos a sua camisola da montanha.


Começava a subida final o Alto de la Farrapona (18.6k à 5.7%) e a fuga tinha cerca 3 minutos de vantagem. A fuga ia ficando cada vez mais curta com vários ciclistas a descolarem incluindo Nelson Oliveira, após um excelente trabalho em prol do seu companheiro de equipa. A 5 quilómetros da meta Marc Soler atacava no grupo dos fugitivos com David Gaudu a ser o único a responder, ficando estes dois isolados na frente. Começava o quilómetro final para estes 2 e também os olhares estudando-se mutuamente. A cerca de 150 metros da meta David Gaudu fez o ataque decisivo, deixando Soler para trás, levando a sua primeira vitória numa grande volta. Em terceiro lugar chegou Michael Storer (Team Sunweb), um dos fugitivos do dia.


Aleksandr Vlasov (Astana Pro Team) a cerca de um quilómetro da meta atacou no pelotão mas devido a não causar nenhum risco para a classificação geral não foi perseguido por nenhum dos favoritos. A 200 metros da meta Dan Martin (Israel Start-Up Nation) foi o primeiro homem da geral a atacar, com resposta de Enric Mas (Movistar Team), Richard Carapaz (INEOS Grenadiers) e Primož Roglič (Team Jumbo-Visma), chegando todos com 1 minuto e 3 segundos de atraso para o vencedor.


Primož Roglič continua líder da classificação geral com Richard Carapaz a ser segundo com o mesmo tempo e Dan Martin terceiro com 25 segundos de atraso.


Foto: Photo Gomez Sport


Classificação 11ª Etapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário