Giro d'Itália 2020 9ª Etapa - Ruben Guerreiro vence a etapa e João Almeida continua de rosa. Dia perfeito para Portugal - OVassoura

Novidades

domingo

Giro d'Itália 2020 9ª Etapa - Ruben Guerreiro vence a etapa e João Almeida continua de rosa. Dia perfeito para Portugal

Ruben Guerreiro vence com uma prestação divinal e é também o novo líder da classificação da montanha. João Almeida mantém a camisola rosa por mais um dia. Continua-se a escrever historia para Portugal a todos os níveis, com o João Almeida a manter a liderança do Giro por mais um dia, e o Ruben a ser o novo líder da camisola da montanha e a conseguir uma vitoria de etapa passados 31 anos desde a ultima vitoria, conseguida por Acácio da Silva.

Etapa dura, com partida em San Salvo e chegada a Roccaraso, 208 quilómetros com quatro duras contagens de montanha sendo duas de primeira categoria e duas de segunda categoria. Dia também marcado pela chuva que se fez sentir.

Inicio da etapa muito rápido (42 km/h), sendo que a fuga só se formou passados mais de 65 quilómetros de etapa. Larry Warbasse (AG2R La Mondiale), Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling), Kilian Frankiny (Groupama - FDJ), Eduardo Sepulveda (Movistar Team), Ben O'Connor (NTT Pro Cycling), Jonathan Castroviejo Nicolas (INEOS Grenadiers), Mikkel Bjerg (UAE-Team Emirates) e Giovanni Visconti (Vini Zabù - KTM) foram os fugitivos da etapa. No pelotão era a equipa Deceuninck - Quick Step que metia o ritmo.

Durante a subida ao Bosco di Sant'Antonio, a fuga perdia elementos com Giovanni Visconti e Eduardo Sepulveda a serem os primeiros a ceder. Durante esta mesma subida no pelotão era a Trek - Segafredo que pegava na corrida, encurtando muito o pelotão. Ultrapassada esta dificuldade, e a Deceuninck - Quick Step voltava a controlar o pelotão.

Começava a subida final e a fuga entrava no Roccaraso com cerca de 3 minutos e 47 segundos de vantagem. No pelotão mal começava a subida e as equipas Team Sunweb Trek - Segafredo passaram momentaneamente pela frente, mas rapidamente a Deceuninck - Quick Step assumia novamente o controlo.

Na frente da corrida Jonathan Castroviejo atacava com resposta de Ruben Guerreiro ficando estes isolados a cerca de 6 quilómetros do fim. 

Jonathan Castroviejo já no quilómetro final tentava deixar para trás Ruben Guerreiro, sem sucesso, com o português a atacar 150 metros da meta, deixando o Espanhol para trás, cruzando a meta sozinho, com a sua primeira vitoria numa grande volta, e passa a ser líder da classificação da montanha. 

No grupo dos favoritos Wilco Keldeman (Team Sunweb) e Jakob Fuglsang (Astana Pro Team) eram os primeiros a chegar com 1 minuto e 38 segundos de atraso , com Rafal Majka (BORA - hansgrohe) a 3 segundos, Vincenzo Nibali (Trek - Segafredo) e Pello Bilbao (Bahrain - McLaren) a 14 segundos, João Almeida a 18 segundos e a 21 segundos Steven Kruijswijk (Team Jumbo-Visma).

No que diz respeito à geral João Almeida mantém a camisola rosa, com 30 segundos de vantagem sobre Wilco Kelderman e 39 segundos de vantagem sobre Pello Bilbao.

Classificação 9ª Etapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário