Etapa de 200 quilómetros com partida em Giovinazzo e chegada a Vieste, com duas contagens de montanha, uma de segunda categoria e uma de quarta categoria.
Desde os quilómetros iniciais ocorreu a formação da fuga, sendo esta composta por 6 ciclistas. Simone Ravanelli (Androni Giocattoli - Sidermec), Joey Rosskopf (CCC Team), Matthias Brändle (Israel Start-Up Nation), Alex Dowsett (Israel Start-Up Nation), Matthew Holmes (Lotto Soudal) e Salvatore Puccio (INEOS Grenadiers) foram os escapados do dia. No pelotão havia um ritmo calmo, imposto pela equipa Deceuninck - Quick Step, depois do ritmo frenético da etapa de ontem.
Na passagem do pelotão pelo sprint intermédio Arnaud Démare (Groupama - FDJ) sprintou, batendo Peter Sagan (BORA - hansgrohe), conseguindo assim o Francês ganhar pontos de vantagem sobre o Eslovaco.
A fuga manteve uma margem a rondar os 10 minutos de vantagem sobre o pelotão, e era com esta margem que entravam na mais difícil subida da etapa.
Dificuldade ultrapassada e o tempo para a frente mantinha-se, até que a cerca 80 quilómetros do fim Jakob Fuglsang (Astana Pro Team) teve de parar devido a um furo, e a equipa da Trek-Segafredo tentou colocar um ritmo alto no pelotão, no entanto não havendo colaboração de mais nenhuma equipa, rapidamente passaram o controlo novamente à equipa do líder a Deceuninck - Quick Step.
A cerca de 25 quilómetros do fim Salvatore Puccio (INEOS Grenadiers) atacava, com resposta de Matthew Holmes (Lotto Soudal), porém, rapidamente os restantes fugitivos fechavam o espaço para estes dois ciclistas.
A 18 quilómetros do fim Alex Dowsett tentava a sua sorte, atacando, deixando os restantes membros da fuga para trás ganhando cerca de 30 segundos de vantagem sobre estes.
Na última grande dificuldade do dia Salvatore Puccio e Matthew Holmes atacavam, com Joey Rosskopf (CCC Team) a vir na roda. Tentavam de tudo para alcançar o Alex Dowsett, porém sem sucesso, chegando à meta isolado, vencendo a etapa. Salvatore Puccio acabaria por ser o segundo, batendo ao sprint Matthew Holmes que acabaria o dia em terceiro lugar e Joey Rosskopf na quarta posição.
O pelotão chegou com 13 minutos e 56 segundos de atraso com Michael Matthews (Team Sunweb) a ser o primeiro deste grupo.
No que diz respeito à geral não há alterações, com o João Almeida a manter a camisola rosa por mais um dia, com 43 segundos de vantagem sobre Pello Bilbao (Bahrain - McLaren) e 48 segundos sobre Wilco Kelderman (Team Sunweb).
O abandono mais importante do dia foi o de Simon Yates (Mitchelton-Scott), que testou positivo à Covid-19 e teve de abandonar o Giro.~
Sem comentários:
Enviar um comentário