Diego Ulissi (Team Emirates), venceu hoje na primeira etapa em linha desta edição do Giro. 149 quilómetros com partida em Alcamo e chegada a Agrigento, etapa relativamente plana com apenas duas contagens de montanha, ambas de 4ª categoria.
Desde os primeiros quilómetros houve a formação de uma fuga composta por 5 ciclistas. Ben Gastaue (AG2R La Mondiale), Mattia Bais (Androni Giocattoli - Sidermec), Alessandro Tonelli (Bardiani-CSF-Faizanè), Thomas De Gendt (Lotto Soudal) e Etienne van Empel (Vini Zabù - KTM) formaram a primeira fuga desta 103ª edição do Giro d'Itália.
No pelotão era a equipa Ineos Grenadiers que comandava a perseguição, mantendo a fuga sempre controlada, nunca dando uma grande margem de tempo aos fugitivos. As equipas Sunweb, Bora - hansgrohe e UAE Team Emirates ajudavam na perseguição, com a intenção de reduzir o tempo para a frente, para que os seus sprinters pudessem discutir a etapa.
Fuga alcançada a 9 quilómetros do fim, com as equipas a lutarem por uma boa colocação na frente do pelotão, de forma a entrarem o melhor colocadas possível para a subida final.
Começava a subida final com a Groupama - FDJ a meter um ritmo forte. A 1,3 quilómetros do fim, equipa dos Emirates tentava o primeiro ataque com Diego Ulissi. Luca Wackermann (Vini Zabù - KTM), tentava surpreender, atacando com resposta por parte de Diego Ulissi e Mikkel Honoré (Deceuninck - Quick Step). Peter Sagan (Bora - hansgrohe) conseguiu fazer a ponte do pelotão para este grupo, sendo a etapa discutida a um sprint a três, com Diego Ulissi vencendo, Peter Sagan na segunda posição e Mikkel Honoré no terceiro lugar.
João Almeida a cerca de 2 quilómetros do fim, devido a um azar descai no grupo, reentrando novamente, fechando o dia na sexta posição. Amanha alinhará com a camisola de líder da Juventude.
A marcar a etapa o abandono do Jovem Aleksandr Vlasov (Astana Pro Team), por problemas de estômago.
No que diz respeito à classificação geral, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) continua na liderança, com João Almeida a ser segundo a 22 segundos e Geraint Thomas a subir a terceiro a 23 segundos.
Sem comentários:
Enviar um comentário