Giro d'Itália 2020 16ª Etapa - João Almeida ataca ganhando tempo com vitória de Jan Tratnik - OVassoura

Novidades

terça-feira

Giro d'Itália 2020 16ª Etapa - João Almeida ataca ganhando tempo com vitória de Jan Tratnik

Jan Tratnik (Bahrain - McLaren) venceu hoje a etapa, após deixar Ben O'Connor (NTT Pro Cycling) para trás nos metros finais. João Almeida mostra mais uma vez que não esta na Volta a Itália para brincadeiras, atacando nos metros finais, ganhando tempo a todos os seus adversários. Ruben Guerreiro integrou a fuga do dia, disputando várias contagens de montanha com Giovanni Visconti (Vini Zabù - KTM).


Etapa com partida em Udine e chegada a San Daniele del Friuli, 229 quilómetros com 6 contagens de montanha categorizadas, sendo uma de segunda categoria e todas as restantes de terceira categoria. No final da etapa os ciclistas passaram por um circuito de 30 quilómetros 3 vezes. 


Logo nos primeiros quilómetros ocorreu a formação da fuga, a maior até ao momento desta Volta a Itália, sendo composta por 28 ciclistas. Os nomes mais importantes a integrar a fuga foram Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling) e Giovanni Visconti (Vini Zabù - KTM), que batalharam para a liderança da camisola da montanha. 


No pelotão era a Deceuninck - Quick Step que metia um ritmo calmo para levar o seu líder João Almeida o mais confortavelmente possível.


Na primeira contagem categorizada do dia a Madonnina del Domm (10.1k a 7.4%), Ruben Guerreiro passava na frente, ganhando pontos sobre Giovanni Visconti. Chegava a segunda montanha o Monte Spig (4.7k a 8.2%) e quem levava a melhor desta vez era o Italiano, após um longo sprint até à passagem da meta da montanha. Chegava a terceira montanha a Monteaperta (3.3k a 7.6%) e antes do topo Ruben Guerreiro teve um problema mecânico, passando novamente o Italiano na frente. Na primeira passagem pelo Monte di Ragogna (3km a 9%), Ruben Guerreiro atacava de longe, amealhando os pontos máximos. Este ataque forte por parte do Português permitiu que este também ficasse isolado na frente. 


Manuele Boaro (Astana Pro Team) e Jan Tratnik (Bahrain - McLaren) atacavam, deixando a restante fuga para trás, e rapidamente passavam pelo Português. Jan Tratnik atacava novamente, deixando Boaro para trás. 


Havia um grupo perseguidor composto por Geoffrey Bouchard (AG2R La Mondiale), Manuele Boaro (Astana Pro Team), Enrico Battaglin (Bahrain - McLaren), Alessandro Tonelli (Bardiani-CSF-Faizanè), Attila Valter (CCC Team), Ben O'Connor (NTT Pro Cycling) e Ben Swift (INEOS Grenadiers). Vários ataques iam acontecendo neste grupo, e vários elementos ficavam para trás, resistindo apenas Enrico Battaglin, Ben O'Connor e Ben Swift.


Ben O'Connor (NTT Pro Cycling) destacava-se dentre grupo, conseguindo fazer a ponte para o esloveno que se encontrava isolado na frente,mesmo no topo na passagem pela ultima subida.


Estes 2 acabariam a discutir a etapa entre si, com Ben O'Connor a atacar a cerca de 700 metros da meta numa parte muito íngreme. Jan Tratnik seguiu na sua roda e contra atacou, deixando o Australiano para trás, vencendo a etapa. Ben O'Connor chegava na segunda posição em que era visível a sua frustração.


Houve também sprint pelo terceiro lugar entre os ciclistas que perseguiam a frente da corrida, com Enrico Battaglin (Bahrain - McLaren) a fechar o pódio. 


Durante a ultima subida categorizada do dia a Deceuninck - Quick Step metia um ritmo forte no pelotão, partindo este totalmente, após uma etapa num ritmo tranquilo. 


João Almeida a cerca de 700 metros da meta atacava, mostrando novamente a sua grande forma física, e, ninguém teve a capacidade de fechar o espaço para o Português, ganhando 2 segundos sobre todos os seus adversários.


No que diz respeito à geral, João Almeida garante ainda mais a liderança, estando agora com 17 segundos de vantagem sobre Wilco Kelderman (Team Sunweb) e 2 minutos e 58 segundos sobre Jai Hindley (Team Sunweb). 


Etapa marcada pelo abandono de Fernando Gaviria (UAE-Team Emirates), que testou positivo à Covid-19 pela segunda vez, após ter sido um dos primeiro ciclistas a contrair o vírus em março.


Classificação 16ª Etapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário