Giro d'Itália 2020 10ª Etapa - Peter Sagan quebra o jejum de vitórias com João Almeida cada vez mais rosa - OVassoura

Novidades

terça-feira

Giro d'Itália 2020 10ª Etapa - Peter Sagan quebra o jejum de vitórias com João Almeida cada vez mais rosa

Peter Sagan (BORA - hansgrohe) quebra o jejum de vitórias, vencendo isolado, com uma prestação magnífica. João Almeida não só segura a camisola rosa por mais um dia, como ainda consegue sprintar para as bonificações na meta, ganhando 4 segundos sobre os seus diretos adversários. Ruben Guerreiro continua líder da montanha, mesmo não pontuando na etapa de hoje.

Mesmo antes da etapa começar já havias noticias negativas com o abandono de 2 equipas (Team Jumbo-Visma e Mitchelton-Scott) devido a casos positivos de Covid-19, sendo que os nomes mais importantes a abandonar este Giro foram Steven Kruijswijk (Team Jumbo-Visma) e Michael Matthews (Team Sunweb).

Depois do merecido dia de descanso voltámos à emoção, com uma etapa de 177 quilómetros junto à costa com partida em Lanciano e chegada a Tortoreto. Etapa com quatro contagens de montanha, sendo que os ultimos 30 quilómetros contaram com 5 montanhas, 2 destas categorizadas, sendo uma de terceira categoria e outra de quarta categoria.

Inicio muito rápido o que não facilitou a formação de uma fuga. Muitos tentaram sair mas o ritmo alto imposto pela Groupama - FDJ fez com que só sobrevivessem na frente da corrida Peter Sagan (BORA - hansgrohe), Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), Ben Swift (INEOS Grenadiers), Dario Cataldo (Movistar Team), Davide Villella (Movistar Team), Jhonatan Restrepo (Androni Giocattoli - Sidermec) e Simon Clarke (EF Pro Cycling). 

Depois da fuga estar consolidada, a Groupama - FDJ desistiu da perseguição, deixando Peter Sagan escapar, pegando na corrida as equipas da UAE-Team Emirates, NTT Pro Cycling e Deceuninck - Quick Step.

Durante a parte mais dura da etapa a fuga partia-se com o Peter Sagan e Ben Swift a ficarem isolados na frente. Também nesta fase as equipas com pretensões à geral endureciam a corrida, com destaque para Domenico Pozzovivo (NTT Pro Cycling) que mesmo depois de um furo consegue reentrar no pelotão e continuar a animar a etapa.

A cerca de 22 quilómetros do fim Pello Bilbao (Bahrain - McLaren) queria ganhar tempo ao João Almeida e tentava a sua sorte atacando, sem resposta por parte do pelotão.
Faltavam 19 quilómetros para o fim e Pello Bilbao juntava-se a ao grupo intermédio de fugtivos.

No pelotão a Deceuninck - Quick Step não satisfeita com a possibilidade de perder a liderança, colocava um ritmo forte e o próprio João Almeida fechou vários espaços de tentativas de ataque, mostrando que é um grande ciclista e está em grande forma física.

Pello Bilbao saía do grupo intermediário com Davide Villella na sua roda (mas este rapidamente ficava para trás) e chegava perto da frente da corrida, porém Sagan ao sentir o Espanhol por perto, decide atacar, deixando para trás Ben Swift e Pello Bilbao.

A cerca de 12 quilómetros do fim João Almeida atacava, com Jakob Fuglsang (Astana Pro Team) a ter dificuldade a fechar o espaço, tendo Wilco Kelderman (Team Sunweb) de fechar o espaço para o Português. Durante a descida final Fuglsang teve um furo, acabando por chegar com 1 minuto e 38 segundos de atraso final do dia. 

Bilbao acabaria por ser apanhado a cerca de 5 quilómetros do fim, e a 3 quilómetros da meta Brandon McNulty (UAE-Team Emirates) saía do pelotão para tentar alcançar Sagan. No entanto o Eslovaco chegou isolado à meta, vencendo a etapa, quebrando o seu jejum de vitórias desde a Volta a França de 2019. Em segundo lugar chegava McNulty a 19 segundos.

Dentro do pelotão houve sprint pelo terceiro lugar com João Almeida a bater os restantes ciclistas, bonificando 4 segundos, assegurando o terceiro lugar da etapa e ainda mais a sua camisola rosa, chegando este grupo com 23 segundos de atraso sobre Peter Sagan.

No que diz respeito a geral João Almdeia é agora lider a 34 segundos de Wilco Kelderman e a 43 segundos de Pello Bilbao.

Classificação 10ª Etapa:

Sem comentários:

Enviar um comentário